Neste tutorial você conhecerá quais as opções disponíveis, em termos de envio, para a sua loja virtual. Vamos apresentar os prós e contras de cada método e quais os itens indispensáveis para que o cálculo do frete seja realizado corretamente, não acarretando prejuízos para você, vendedor, nem para seus clientes.

Existem duas opções disponíveis em relação aos métodos de entrega: Correios e Frete por tabela. Dentro dos Correios, você poderá optar por trabalhar com ou sem contrato. A principal diferença entre os dois métodos é a forma como será calculado o frete: nos Correios, será calculado com base no sistema dos Correios, a loja possui integração e comunica diretamente com o sistema deles, fazendo o cálculo de acordo com os dados da base deles. Já no frete por tabela, os cálculos serão baseados na tabela cadastrada pelo cliente.


Em ambos os casos é disponibilizado o cadastro do código de envio, com a possibilidade de envio automatizado de um e-mail transacional para o cliente, informando ao cliente que o pedido já foi enviado e apresentando o código que pode ser utilizado para rastrear o andamento deste.

Para trabalhar com a opção de Correios com contrato é necessário, primeiramente, entrar em contato com a unidade de Correios mais próxima e verificar as condições e o melhor tipo de contrato para sua necessidade. Entre os prós de se ter um contrato com os Correios está o preço diferenciado para o envio e uma opção exclusiva de envio que é praticada apenas para e-commerces: E-sedex. O E-sedex funciona dentro dos prazos do Sedex (ou seja, possui tempo de entrega menor do que o PAC), porém opera com um preço mais baixo (mais próximo ao do PAC). No momento, a entrega via E-sedex só é realizada para alguns locais específicos (capitais e regiões metropolitanas, por exemplo). Assim, pode-se configurar para que o cliente ou veja todas as opções disponíveis para sua localidade, ou quando houver a opção de envio via E-sedex, a opção Sedex fique oculta.


Outra facilidade é que, quando se tem um contrato com os Correios, é possível solicitar que a empresa vá buscar sua encomendas, não necessitando se deslocar até uma agência para realizar os envios. (É necessário, porém, consultar se este serviço está disponível para a sua localidade).

Na opção de entrega dos Correios sem contrato, serão praticadas os valores de envio tabelados pelo sistema dos Correios para envios de modo geral. Os métodos praticados para o envio sem contrato são: Sedex, PAC e Carta registrada. 


Ao trabalhar sem contrato é necessário que todas as encomendas sejam levadas à uma agência dos Correios para serem despachadas.


Vale lembrar que a carta registrada possui limitações quanto ao tipo de produto e o peso máximo deste para ser enviado neste método. Lembre-se de verificar e adequar o tipo de envio.


A opção de frete por tabela funciona para todos os métodos que não sejam Correios: transportadora, motoboy e/ou entrega própria. Os valores a serem cobrados são definidos pelo lojista (seja com base em uma tabela fornecida pela empresa contratada para fazer as entregas ou, no caso de entrega própria, definidos pelo próprio lojista).


Essa tabela, como mostrado abaixo, possui um padrão e pode ser baixada neste link: Tabela de fretes


Aos clientes que trabalham com assinaturas é importante ficar atento quando for realizar a alteração da tabela de fretes. Pedimos, sempre, para que seja mantida uma tabela base, evitando que as linhas de informação sejam alteradas, uma vez que o sistema vai capturar estas linhas para realizar o cálculo do frete. Se houver a alteração do número da linha, podem ocorrer problemas ao realizar o cálculo da recorrência.

Acima vemos um exemplo da tabela de frete. Serão cadastradas as faixas de CEP, os pesos correspondentes, qual será o valor operado para tal faixa e uma descrição do método, que será exibida ao cliente no momento do cálculo do frete (seja dentro do carrinho, seja no checkout). É possível cadastrar mais de um valor por faixa de CEP, levando em consideração o peso do produto.

  • CEP - Início: Refere-se à primeira faixa de CEP que será contemplada para aquele valor. Em geral, orientamos que o cliente separe, ao menos, por Estado;
  • CEP - Final: Refere-se à última faixa de CEP que será contemplada para aquele valor, levando em consideração o dado acima;
  • Peso - Início: Refere-se ao menor peso da encomenda que pode ser adquirida pelo cliente daquela faixa de CEP;*
  • Peso - Final: Refere-se ao maior peso da encomenda que pode ser adquirida pelo cliente daquela faixa de CEP;*
  • Valor Fixo: No caso de ser estabelecido um Valor Fixo, recomenda-se que sejam estabelecidos valores diferenciados de acordo com o peso do envio, para isso são importantes os dados de Peso Início-Final;
  • Valor Percentual: No caso de ser estabelecido um valor percentual, será cobrado uma porcentagem do valor da compra como cálculo do frete;
  • Valor por Kilo: Neste caso, será cobrado um valor específico por quilo da compra do cliente. O peso do produto será multiplicado por este valor para gerar o valor final;
  • Valor Mínimo: Pode-se estabelecer um valor mínimo para o envio, levando em consideração, por exemplo, o peso do produto. Este item não é muito utilizado;
  • Descrição: Este campo será apresentado ao cliente como o método para o envio de sua compra. Por exemplo: Entrega própria, Motoboy, Transportadora X.

Por fim, ao cadastrar seus produtos é necessário ficar atento à algumas informações que precisam ser preenchidas corretamente para evitar que o cálculo do envio esteja correto.

  • Peso: este item é obrigatório para todos os produtos. Ele servirá de base para o cálculo tanto com o frete via Correios, quanto via tabela de frete.
  • Dimensões: o cadastro das informações de Altura, Largura e Comprimento são utilizadas para verificar se o produto está dentro das dimensões permitidas pelos Correios. Caso exceda, não será possível realizar o envio com eles, sendo necessário estipular um outro método de envio. O cálculo das dimensões deve levar em consideração o tamanhão do produto quando embalado.
  • Fit size: a opção fit size diz respeito, principalmente, às empresas que trabalham com produtos que podem ser encaixados, durante o envio. Por exemplo: temos um copo, cuja altura é de 5 cm. Porém, ao realizar o envio, podemos colocar um copo dentro do outro, diminuindo, assim, seu tamanho. Neste caso, o Fit size será a diferença de tamanho entre os produtos. No caso dos copos de 5 cm de altura: somados, eles teriam 10cm. Ao encaixarmos um dentro do outro, porém, este tamanho é de 8 cm. Neste caso, o fit size é igual à 2 cm (a diferença entre o tamanho somado e o tamanho do produto encaixado).
  • Posting days: no caso de produtos que necessitam manuseio ou personalização, pode-se cadastrar uma informação sobre o tempo que levará para que aquele produto possa ser despachado para envio.