As faturas são criadas dentro de sua loja Magento, de onde será criada uma nova Nota. Se você possui a extensão do Tiny ativada, ela será enviada automaticamente para a criação de uma Nota Fiscal, no sistema Tiny. Somente após a validação pela Secretaria da Fazenda, sua Nota Fiscal estará emitida.


Importante: Caso sua extensão esteja ativada, NÃO faça a importação das notas manualmente no sistema Tiny. Isso fará com que as notas sejam duplicadas! A importação manual só deve ser realizada em casos específicos onde ocorreram problemas na emissão da fatura dentro da loja Magento.



 

1: Acesso ao menu de Vendas

2: Acesso aos dados da extensão Tiny



 

Existem quatro situações apresentadas no Magento: (1) Nota fiscal enviada para o Tiny, porém com erros de validação; (2) Nota fiscal não enviada para a SEFAZ; (3) Nota fiscal enviada para a SEFAZ com sucesso; (4) Nota fiscal criada.


Antes de entender essas situações é importante entender como a criação da nota fiscal funciona:



 

A nota fiscal é criada, dentro do Magento, assim que o pedido é faturado. Essas notas são enviadas para o Tiny, que fará a validação das informações antes de solicitar a emissão da nota fiscal junto à Secretaria de Fazenda.


Do Tiny são possíveis dois resultados: a nota é validada e enviada à Secretaria da Fazenda para ser emitida (status: Nota fiscal enviada para a SEFAZ com sucesso); ou são apontados os erros, para que sejam corrigidos (Nota fiscal não enviada para a SEFAZ/Nota fiscal enviada para o Tiny, porém com erros de validação). Se estiver tudo certo, a nota será validada pela SEFAZ e emitida. Nesse caso, o novo status será “Nota Fiscal emitida com sucesso”.



 

Caso seja detectado algum erro pela extensão, o pedido ficará sinalizado e será necessário realizar a correção dos dados.

Os motivos mais comuns de erro são problemas com ICMS (neste caso, é necessário entrar em contato com o suporte do Tiny para corrigir), ou com dados do cliente ou do produto. Neste caso, é necessário fazer a visualização da nota do Magento para entender onde está o erro.



 

A linha de erro dará a direção do dado que precisa ser alterado. Verifique se não há espaços (que não deveriam estar lá) extras, caracteres fora do lugar ou dígitos faltando.



 

Após a correção dos dados, é necessário re-enviar a nota para validação no Tiny e emissão, pela SEFAZ.


Importante: As compras realizadas em boletos deverão ser faturadas antes do último dia do mês. Caso contrário, ela poderá ser enviada para o Tiny apenas no mês seguinte.