Através da área administrativa da sua Loja Flow é possível visualizar e gerenciar as assinaturas existentes. Veja como:


  1. Após efetuar o login na área administrativa, clique em Vendas -> Assinaturas:


  2. Será exibida uma tabela com as assinaturas existentes em sua Loja Flow, com informações importantes como o tipo da assinatura, nome do cliente, produto que será adicionado aos pedidos criados pela assinatura, status (ativo, cancelado ou problema no pagamento), data da próxima cobrança e data de início da assinatura:



  3. Ao clicar sobre uma assinatura você será redirecionado a uma tela contendo as informações detalhadas daquela assinatura, bem como os pedidos efetuados por aquela assinatura:



  4. Observe que na parte superior direita da tela de visualização da assinatura existem três botões: Editar assinatura, Excluir assinatura e Processar assinatura. Ao clicar em Editar Assinatura. O botão Excluir Assinatura irá excluir todos os dados referentes à assinatura. Já o botão Editar assinatura apresentará o formulário abaixo, onde é possível editá-la:



    Informações como Método de pagamento, Método de envio, status e data do próximo pedido podem ser definidos através desta tela, bem como os endereços de cobrança e entrega. Pode-se também alterar o produto utilizado na criação dos próximos pedidos, no caso de existir mais de um produto cadastrado do tipo assinatura.

    Um caso de uso da alteração do produto na assinatura é, por exemplo, uma mudança de plano. Supondo que sua loja virtual possui 3 planos distintos, cada plano seria um produto com um preço diferente, e a alteração do produto nesta tela faria com que os pedidos subsequentes fossem efetuados de acordo.

    Observe que na área restrita do cliente no frontend há uma funcionalidade semelhante, permitindo que seus clientes gerenciem parte destas informações por conta própria:




    Caso o cliente clique no link Cancelar Assinatura, o status será alterado para Cancelado. Caso ele clique em Editar assinatura, será direcionado para o formulário abaixo:



  5. Na área adminsitrativa, o botão processar assinatura irá gerar um novo pedido para aquela assinatura. Esta funcionalidade pode ser utilizada em casos como por exemplo em que um determinado cliente teve um problema de saldo em seu cartão de crédito no processamento automático. Neste caso, a assinatura teria seu status alterado automaticamente para "Problema no pagamento", e ao clicar em Processar assinatura um novo pedido seria criado.