Um produto do tipo assinatura é um produto que, quando comprado e faturado (pagamento confirmado) cria uma assinatura para o cliente que a adquiriu. Após a compra desta assinatura, serão criados pedidos periodicamente, de acordo com a frequência definida no cadastro do produto. Iremos neste tutorial descrever o procedimento de cadastro de um produto do tipo assinatura.


  1. Para iniciar, na área administrativa da sua loja virtual, clique em Catálogo -> Gerenciar Produtos e crie um produto normalmente. É importante neste passo levar em consideração o tipo do produto sendo criado, pois este produto será utilizado nos pedidos gerados futuramente pela sua assinatura. Para produtos que exigem frete, crie um produto do tipo simples. Caso a sua assinatura não envolva o cálculo e cobrança de frete, o produto será do tipo virtual. Neste exemplo, utilizaremos um produto do tipo Simples.


  2. Cadastre o produto normalmente, preenchendo normalmente todos os seus atributos. Observe que, quando você tem contratada a extensão de pagamentos recorrentes, existe uma nova aba no cadastro do produto, chamada Assinatura.


  3. Através dos campos desta aba é possível configurar a assinatura que será criada quando um cliente adquirir este produto. Os campos têm as seguintes funções:

        - É assinatura?: define se a compra deste produto gerará ou não uma assinatura.
        - Tipo de assinatura: define a frequência com que os pedidos serão criados. Valores possíveis: Mensal, Trimestral, Semestral e Anual.
        - Máximo de períodos: o número máximo de períodos pelo qual a assinatura será válida. Por exemplo, caso deseje que uma assinatura seja trimestral e válida por 1 ano, basta selecionar o tipo Trimestral, e preencher o campo Máximo de períodos com o valor 4.
        - Aniversário da assinatura: este campo define o aniversário, ou data de criação dos pedidos gerados pela assinatura gerada pela compra deste produto. Quando preenchido, todos os pedidos serão criados no dia do mês especificado. Por exemplo, preenchendo este campo com o valor 1 fará com que todos os pedidos das assinaturas geradas por este pedido sejam efetuadas no 1º dia de cada mês. Caso deixe o campo em branco, o pedido será criado no mesmo dia do mês em que o pedido inicial foi criado.

    Abaixo temos um exemplo de assinatura bastante comum: mensal, sem número máximo de períodos, e com aniversário no dia 1º


  4. Finalize o preenchimento dos demais campos do produto e salve. Após finalizado, a sua assinatura estará disponível para contratação na loja virtual. Clientes que efetuarem pedidos que contiverem um produto do tipo assinatura, e que receberem a aprovação do pagamento, gerarão uma assinatura:




  5. Observe que assinaturas de produtos do tipo simples gerarão pedidos com cobrança de frete, cujo cálculo será efetuado com base no peso do produto cadastrado. Caso o produto seja do tipo virtual, nenhum tipo de frete será adicionado, e o valor dos pedidos subsequentes será o mesmo do produto.

  6. Pronto! Sua assinatura está criada. Abaixo um exemplo de assinatura gerada pela compra do produto cadastrado acima, na área administrativa da loja virtual:


    e na área restrita do cliente no frontend:



  7. Veja que os métodos de pagamento e de envio ficam guardados no cadastro de cada assinatura criada, e serão utilizados para os pedidos criados posteriormente.


Para aprender a gerenciar as assinaturas existentes em sua loja virtual, siga o link para o próximo tutorial: Gerenciando as assinaturas