Para efetuar estornos através da área administrativa, é preciso seguir os seguintes passos:

  1. Em Vendas -> Pedidos, localize o pedido a ser estornado e clique na linha correspondente. Observe que apenas pedidos faturados podem ser estornados.
  2. Na visualização do pedido, clique na aba "Faturas". Será exibida uma lista das faturas do pedido, normalmente apenas existe uma. Clique sobre a fatura.
  3. Você será encaminhado para a tela de exibição da fatura do pedido a ser estornado. Na parte superior desta tela existirá um botão chamado "Criar reembolso". Ao clicar neste botão você será encaminhado ao formulário de criação de um reembolso. 




  4. No formulário de criação do reembolso, deslize para o fundo da página. Você observará a existência de dois botões para criação do reembolso: Reembolso Offline e Reembolso. Sobre estes dois botões, é muito importante observar o seguinte:

    Reembolso Offline: Nenhuma ação é feita junto à operadora de cartões de crédito para que o pedido seja estornado. Será criado um reembolso de crédito para o pedido e o status do pedido será alterado para Reembolsado, porém assume-se que o reembolso foi feito de alguma outra forma, por exemplo efetuando uma transferência bancária.

    Reembolso: Será encaminhada para a operadora de cartões de crédito uma solicitação de reembolso que irá de fato estornar o pagamento do pedido automaticamente. Na maioria dos casos este é o botão a ser criado. Além da solicitação de reembolso feita à operadora, um Reembolso será criado para o pedido e o seu status será alterado para Reembolsado



  5. Após este passo o seu estorno foi encaminhado à operadora de cartões de crédito! Quando o reembolso for efetuado no mesmo dia do recebimento do pedido, haverá um cancelamento ao invés de um reembolso, e o estorno ocorrerá no próprio dia. Quando o estorno for solicitado em datas posteriores à de recebimento do pedido, o estorno levará alguns dias até aparecer na fatura do seu cliente.