Você pode ajudar seus clientes a encontrarem o que estão procurando em sua loja, monitorando os termos de usa mais pesquisados. Para isto, basta seguir os seguintes passos:


  1. Na área administrativa da sua loja, clique em Catálogo -> Termos de Busca





  2. Na próxima tela serão exibidos os termos de pesquisa que já foram utilizados em sua loja virtual em uma tabela. As colunas que nos interessam são: Resultados, e numero de usuários.

    Você pode descobrir os termos que precisam de atenção, por exemplo, filtrando os resultados entre 0 e 0 - apenas pesquisas sem resultados - e ordenando a tabela pelo número de usuários decrescentemente. Desta forma você irá ter na sua tela as consultas mais utilizadas que não retornaram nenhum resultado para seus clientes:



  3. Observe que, na tabela acima, o termo çapato foi o termo de busca que não retornou resultados, e que foi mais utilizado em nossa loja. Clique em cima do termo, e você será direcionado à tela de edição do termo.

    Nesta tela você pode definir, por exemplo, um sinônimo que retornará resultados uteis:

    Após isto, os clientes que pesquisarem por çapato, receberão na verdade os resultados da pesquisa pelo seu sinônimo sapato. Observe o sinonimo na verdade é uma substituição do termo de busca, portanto preencha este campo com um termo de busca que irá retornar os resultados desejados pelo cliente:



  4. Caso não seja possível encontrar um termo de busca que satisfaça à pesquisa do cliente, você pode também redirecionar o usuário para uma outra página utilizando o campo "Redirecionar URL". Você pode redirecionar para qualquer URL: produtos, categorias, páginas do CMS, URLs externas, etc. Basta copiar a URL e colá-la no campo. 



  5. Observe que é interessante usar apenas uma destas configurações de cada vez. Não faz sentido redirecionar para uma nova página um termo que já tem um sinônimo cadastrado. Os resultados caso você configure os dois são imprevisíveis.